terça-feira, 15 de março de 2011

Cinco praias estão impróprias para o banho neste final de semana

Das 34 praias avaliadas pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), na Região Metropolitana de Salvador (RMS), 29 apresentaram boas condições de balneabilidade, nesta semana. O IMA chama atenção para que os banhistas evitem as praias de Periperi (Atrás da estação férrea),  Penha (Em frente a Igreja N. S. da Penha), Pedra Furada (Atrás do Hospital Sagrada Família), Canta Galo (Atrás da fábrica de refrigerantes Brahma) e Boca do Rio (Em frente ao Posto Salva Vidas)  pois as mesmas foram consideradas impróprias para banho. Nas demais praias da RMS, as condições são normais, lembrando que deve-se evitar o banho de mar em tempo chuvoso.
Para saber sobre a previsão do tempo, acesse a página do Centro Estadual de Meteorologia da Bahia (CEMBA).  O diagnóstico das condições de balneabilidade é obtido mediante o recolhimento de amostras em 30 praias de Salvador, mais quatro praias de Lauro de  Freitas, durante cinco semanas. O material é analisado e os exames bacteriológicos confirmam as praias impróprias para o banho. A praia é considerada própria quando apresenta, em 80% das amostras, menos de 1.000 coliformes fecais por 100ml de água. Esses critérios foram estabelecidos pela portaria 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).
No período em que o tempo estiver chuvoso, as praias podem ser contaminadas por arraste de detritos diversos, carregados das ruas através das galerias pluviais, podendo causar doenças. Além disso, é desaconselhável, ainda em dias de sol, o banho próximo à saída de esgotos, desembocadura dos rios urbanos, córregos e canais de drenagem.

Fonte: Ascom/IMA   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se a vontade, esse cantinho também é de vocês!